A Dracena (Dracaena spp) é um arbusto da familia Asparagaceae. (Dracaena spp) é um género botânico cujas espécies integrantes são comummente conhecidas como dracenas. As dracenas podem-se dividir em dois grandes grupos, de acordo com o porte:
Num grupo, encontram-se as espécies com porte arbóreo, as quais crescem em regiões áridas e semi-desérticas, sendo comumente conhecidas como árvore-do-dragão ou dragoeiro.
Noutro grupo, encontram-se as espécies de porte arbustivo, as quais crescem à sombra, no sub-bosque das florestas tropicais, sendo conhecidas como dracenas. Encontram-se popularizadas, enquanto plantas domésticas, como o pau-dágua (Dracaena fragrans).
Geralmente têm a forma de arbusto semilenhoso, ereto, não ramificado, bastante resistente. Originário de regiões tropicais de vários continentes. Suas folhas são alongadas, lisas, e podem ter bordas retas ou onduladas. As variedades mais cultivadas apresentam coloração verde com listras no meio e nas bordas, e até vermelhas ou rosadas, como a cordiline (Cordyline terminalis). A inflorescência geralmente é uma panícula, com conjuntos globosos de flores de cor branca,creme ou rosa, que atraem abelhas e beija-flores. Os frutos são bagas lisas, de cor laranja a avermelhada, contendo muitas sementes.
Geralmente na primavera.
Por estacas, que enraízam com faciidade na água.
Beija-flores, principalmente.
Regiões tropicais de todo o planeta. Há espécies nativas e exóticas.